terça-feira, 7 de agosto de 2012

Arthur Zanetti


Arthur Zanetti entrou para a história da ginástica. Tornou-se o primeiro ginasta brasileiro a ganhar uma medalha em Olímpiada. E foi logo a de ouro! Paulista de São Caetano do Sul, baixinho (1,56m), braços fortes e dono de um sorriso tímido, Arthur, superou o campeão tricampeão olímpico, Yibin Chen, da China em uma exibição quase perfeita nas argolas.

Campeão desconhecido

Marco Goto
Marco Goto
Zanetti foi formado sem apoio da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) ou do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Descoberto aos 8 anos de idade pelo técnico, Marco Goto, começou a treinar na Sociedade Esportiva Recreativa Santa Maria (Serc), de São Caetano do Sul. E lá permanece até hoje. Foi graças ao trabalho de Goto, a estrutura da Serc e o suporte da família - chegou a treinar com equipamentos feitos por seu pai - que se tornou um atleta de ponta. Nem mesmo os resultados expressivos, como o segundo lugar no Mundial do Japão, foram suficientes para despertar o interesse de patrocionadores. Somente nos últimos meses ganhou apoio do COB para custeio de viagens e da empresa alimentícia Sadia.


Desde de Atenas (2004) com Daiane dos Santos, Pequim (2008) e Londres (2012) com Diego Hypolito esperávamos por essa medalha histórica. Daiane e Diego tiveram estrutura, patrocínio e algumas oportunidades para alcançar esse feito, mas não foram capazes. Zanetti, com quase nada, na primeira chance foi lá e colocou a medalha de ouro no peito. É nessas horas em que o campeão se diferencia dos demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário