quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Talento

Dona Picucha rodeada pela família (Foto: Fabio Rebelo / TV Globo)
Elenco reunido
 
A rede Globo exibiu no dia 27 de dezembro de 2012 o excelente especial de Natal, "Doce de mãe", que contou a história de uma senhora octogenária, Dona Picucha (Fernanda Montenegro), viúva, que se vê sozinha após a empregada de longa data se demitir. Agora seus filhos Fernando (Matheus Nachtergaele), Sílvio (Marco Ricca), Elaine (Louise Cardoso) e Susana (Marina Lima) precisam decidir quem ficará encarregado de cuidar da mãe. No entanto, todos se consideram ocupadíssimos para essa empreitada. Começa, então, um jogo de empurra e empurra para definir quem ficará com a matriarca. Enquanto isso, empolgada com a idéia de morar sozinha, Dona Picucha, luta contra a insistência dos filhos em contratar uma nova empregada, porém, a idade já lhe impõem algumas restrições como os constantes esquecimentos, que podem pôr em risco sua vida.
 
Sem dúvidas, o melhor especial exibido pela emissora nos últimos anos. Quem não assistiu  perdeu a oportunidade de conferir, mais uma vez, uma grande atuação de Fernanda Montenegro. Já sabemos de longa data de seu talento. Muitas foram as vezes que deu vida a personagens memoráveis como a Iraci, (Queridos Amigos), Charlô (Guerra dos Sexos), Bia Falcão (Belíssima) só para citar algumas. Mas, é sempre bom vê-la em ação. Em tempos de tanta falta de talento na dramaturgia com atores mais preocupados em agir feito celebridades do que a exercer, de fato, a profissão atuações como essa merecem todo o destaque. 
 
"Doce de mãe" foi produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre, responsáveis também por Decamerão (2009) e Homens de Bem (2001). Os roteristas Jorge Furtado e Ana Luiza Azevedo abordaram um tema não muito debatido em nossa sociedade: o cuidado das pessoas idosas? Nossa qualidade de vida melhorou muito, nos últimos anos, estamos vivendo muito mais e a tendência é aumentar ainda mais. Sendo assim, chegará um momento em que nossas famílias precisarão decidir o que fazer conosco. 
 
Quando se tem talento tudo parece tão fácil. Dona Picucha ganhou vida através da representação belíssima de Fernanda Montenegro, que esteve muito bem acompanhada em cena de atores do quilates de Matheus Nachtergaele, Marco Ricca, Louise Cardoso e Marina Lima, mas ninguém brilhou mais que ela. Seria maravilhoso se pudessemos vê-la em ação com mais frequência. Fernanda Montenegro transforma a arte de atuar em algo simples. Dá vontade de assisti-la eternamente.
 
Viva o talento, viva Fernanda Montenegro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário